Regulamento

   O projeto MEDEA é uma iniciativa da SPF - Sociedade Portuguesa de Física e REN - Redes Energéticas Nacionais, destinada a promover o conhecimento da Física junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral. Em particular, o MEDEA promove a medição e o conhecimento científico de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz) produzidos por qualquer equipamento ou circuito elétrico, na escola, no seu ambiente doméstico e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica.

   O MEDEA consiste na participação simultânea de várias instituições de ensino, cada uma com uma ou mais equipas (e um professor responsável no caso de escolas secundárias) onde se combina a formação com a aplicação dos conhecimentos científicos em assuntos de natureza extra-curricular, baseada em demonstrações e experiências realizadas pelos próprios alunos.

  1. Podem concorrer ao projeto MEDEA alunos que frequentem o ensino secundário de instituições de ensino nacionais, ou com paralelismo pedagógico ao ensino Português.
  2. O projeto MEDEA, 9ª Edição, MEDEA 9, decorre ao longo do ano letivo de 2017/2018. O projeto tem a duração de 31 semanas, com início a 17 de outubro de 2017.
  3. Poderão candidatar-se várias equipas da mesma instituição (até 5 no máximo), cada uma com a sua identidade. O número máximo recomendado de alunos por equipa é 5. Por cada escola secundária participante, deverá existir sempre um professor responsável pelo projeto (podendo ser dois) que acompanhará a execução final do projeto.
  4. A candidatura é feita eletronicamente e exclusivamente no portal do projeto MEDEA https://medea.spf.pt/Inscricao onde deverá ser fornecida toda a informação solicitada.
  5. Dar-se-á prioridade a equipas cujo aluno líder subscritor da candidatura se tenha inscrito no MOOC feX Mag3D, produzido pelo IST, com o apoio da SPF e executado segundo o calendário do MEDEA.
  6. O prazo limite para receção das candidaturas é fixado anualmente e divulgado no portal do projeto e por email para as escolas selecionadas. Para a edição de 2017/2018 as candidaturas decorrem até 15/01/2018.
  7. No dia 27/11/2017 inicia-se o curso feX Mag3D /e-lab (o e-lab é um espaço onde podem ser realizadas experiências reais através da Internet), este curso terá a duração de 6 semanas. A frequência deste curso é uma condição preferencial na seleção de candidatos.
  8. Serão selecionadas 25 instituições, concorrendo com uma ou mais equipas. A seleção dos candidatos é feita pela equipe de Coordenação do MEDEA, tendo em conta as participações nos cursos. Os resultados serão divulgados até dia 26/01/2018. Da seleção não cabe recurso. A candidatura das equipas selecionadas será considerada como inscrição no projeto MEDEA'9. Até dia 28 de fevereiro de 2018 os participantes receberão informações detalhadas sobre a execução do projeto, receção do equipamento, declarações de responsabilidade e outras informações.
  9. A SPF disponibilizará às escolas e instituições selecionadas o equipamento por 9 semanas para as suas medições (respetivo manual de utilização em inglês está disponível na página para consulta ou descarregar), uma página internet dedicada com informação científica e um espaço para questões frequentes https://medea.spf.pt/faqs; e acompanhará o desenvolvimento do projeto com a colaboração dos colegas responsáveis pela(s) equipa(s) participantes.
  10. As equipas participantes no MEDEA deverão criar/utilizar uma página internet, dedicada ao projeto MEDEA onde apresentam todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e outras informações. As páginas deverão ser criadas até 23 de março de 2018. Devem conter informação básica como o nome da equipa, os seus elementos, e os responsáveis deverão enviar para o email medea@spf.pt a indicação das credenciais das respetivas páginas e seu acesso, caso as páginas estejam ocultas. Os participantes do MEDEA, em data e com detalhes a definir, deverão apresentar um relatório de progresso com formato multimédia com duração máxima de 2 min.
  11. Nesta 9ª edição do MEDEA, estão previstas visitas do Coordenador Científico ou colaboradores do MEDEA e/ou videoconferências com todas as equipas participantes, ao longo do período de execução do MEDEA 9.
  12. A conclusão do projeto está prevista para dia 23 de abril de 2018, e as equipas serão avaliadas exclusivamente nos conteúdos das respetivas páginas internet. Os trabalhos serão avaliados por um júri que selecionará os três melhores desempenhos que serão premiados com reconhecimento a cada aluno e ao professor responsável estando incluída uma visita às instalações de controlo da REN em Lisboa. A divulgaçãodos resultados será feita a 15 de junho de 2018. Na Sessão Solene de Abertura da 21ª Conferência Nacional de Física e o 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física [FISICA 2018] que decorrerá na Universidade da Beira Interior, de 6 - 8 setembro de 2018, serão entregues aos vencedores os troféus.

COORDENAÇÃO:

Responsável: Horácio Fernandes SPF e UL - IST/IPFN

Colaborador: Luís Gaspar SPF